terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Muito prazer, meu nome e Suzanna e...



 

  E assim o primeiro contato com a talentosa pintora figurativa Suzanna Carlota Schlemm. Seja em redes sociais, web sites, ou onde quer que ela se faca presente com sua obra, tao avassaladora quanto sensivel, tao suave quanto forte, cheia de movimento. Pode parecer um mero jogo de palavras, mas duvido que alguem olhe para um dos tanques de carpas e nao as veja realmente em movimento. As cores, o PB, os materiais, tudo e uma surpresa quando se trata dela. Quando pensei ja ter sido devidamente apresentada a sua producao, " achei" uma colecao de roupas, cada peca pintada por ela em sua totalidade, num espaco charmosissimo de Vila Madalena, onde mais?

Carpas - um de seus sucessos


Meu primeiro contato com sua obra foi num grupo muito bem humorado que ela criou no Facebook, junto com a jornalista Veronica Fraga, hoje uma referencia importante no mundo da organizacao. Veronica e blogueira premiadissima de Um Brinco, sempre dando muitas dicas de decoracao, inclusive. As duas juntaram-se e criaram o Pendurest. Sim, uma brincadeira com o Pinterest. A novidade ali eh que, se voce quer ver como uma obra de arte "funciona" em seu ambiente, elas resolvem isto pra voce e lhe mostram dentro do grupo.


Apesar de achar uma grande ideia, tenho de confessar que o que mais me chamou atencao ali, foram seu quadros. Fiquei muito impressionada com a forca de suas personagens, todas de cabelos pretos e longos, que pareciam mexer-se dentro de seus espacos. Uma viagem e tanto. Quando soube que ela usou tecidos como jeans e jersey como telas, fiquei ainda mais interessada.

Pintura sobre tecido estampado

Mas Suzanna nao nasceu com um pincel na mao. Seu caminho se fez pelo vies da publicidade. Formou-se em Comunicacao Social e foi redatora publicitaria por dez anos. Em 2001, mudou-se para a esquina do mundo e tornou-se aluna em tempo integral da Faculdade de Belas Artes New York Studio School, onde foi ganhando varias bolsas de estudo. Quando nao estava la, participou de cursos de desenho, pintura e gravura para nao perder nada do que a cidade poderia lhe oferecer "Quis aproveitar ao maximo a efervescencia da cidade". E parece que absorveu tudo o que pode, pois muda de um tema a outro, revisita imagens ja pintadas e diverte-se tanto com isto a ponto de nao conseguir sair de seu atelier, para nao ter de finalizar o quadro. Este foi o caso desta maravilhosa cena de uma mulher tomando cafe.





tanque de carpas
Hoje suas obras estao espalhadas (ou bem guardadas) em colecoes pelo mundo afora. As mais novas e as proximas, podem ser vistas no seu atelier em Sao Paulo e tambem na Galerra Arterix, na capital paulista. Ela tambem tem uma pequena galeria em Buzios e adora pintar retratos, aceitando encomendas de quem gosta deste tipo tao particular e pessoal de registro.




Entre as exposicoes que ja realizou, considera as mais importantes as coletivas no Centro Cultural dos Correios e no Parque das Ruinas, ambas no Rio. A individual, no Northhampton Center for the Arts, nos Estados Unidos. Ha pouco tempo, ela publicou uma serie de desenhos no livro "Stroke of Genius 3, The best of drawing", da Editora North Light Books.

Suzanna e peculiar tambem na hora da venda. Ja vendeu um Moleskine seu a uma colecionadora encantada com a serie de obras no tradicional caderno dos artistas. Tambem reproduziu alguns, em forma de gravura, colados sobre madeira, dando um efeito muito interessante. As mulheres nuas pintadas em preto e branco em papel corrugado sao outro capitulo; muito bom.

Agora, imagine andar por Vila Madalena, bairro paulistano que a maioria considera o Soho, bairro recheado de belos ateliers e galerias, olhar para uma vitrine e ver uma saia linda, integralmente pintada pela estampa abaixo... E de enlouquecer qualquer mulher que tenha sensibilidade e bom gosto...



Suzanna Schlemm diz : " Eu defino a minha pintura como a mais pura expressao de quem eu sou. Pintar e remexer no nivel mais profundo da gente, onde nao existem palavras, e trazer a tona um universo de imagens e temas que compoem a nossa mitologia pessoal, que nos define. Quando voce olha para uma de minhas pinturas, voce esta olhando diretamente para a minha alma. Nao e preciso dizer nada, e tudo e instantaneamente compreendido. Quando eu pinto, eu me perco nesse mundo silencioso, que pra mim e muito mais eloquente do que o mundo real onde vivemos".




Se voce quer conhecer melhor Suzanna Carlota Schlemm, siga esses links:

https://www.facebook.com/suzannaschlemm?ref=ts&fref=ts

https://www.facebook.com/groups/penduranaparede/

http://www.etsy.com/shop/SuzannaSchlemmStudio?page=3

Nesse ultimo voce vera algumas paginas de Moleskines, a mulher sobre papel corrugado, as carpas, a serie A Pele e o Pano e tudo mais que couber nesse espirito verdadeiramente mergulhado na arte, no equilibrio estetico e sensibilizade de Schlemm.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario