quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O mundo dentro de um atelie em Minas gerais

     Dinah Verleun nao precisou de muito tempo para entender que nao precisava estar nos lugares para falar deles. Depois de circular por algumas cidades e fixando-se em cada uma delas, desenvolvendo seu trabalho, percebeu que o mais adequado seria voltar para Belo Horizonte e de la prosseguir sua jornada. Nada mais mineiro, diga-se de passagem. E ela estava certa. A celebre frase do russo Leon Tolstoi que diz "Escreve sobre sua aldeia e falaras sobre o mundo" serve perfeitamente para Dinah, hoje confortavelmente instalada em seu Verleun Estudio, em Belo Horizonte.



Ali, ela parece captar tudo, mais inconscientemente, diga-se de passagem. Sabia que e, nao consegue ver a arte sem o uso de materias ecologicamente corretos em toda a diversidade das aplicacoes das artes graficas.

Linda, alta, sexy e languida, Dinah seguiu seu caminho disputando como encantaria mais; se por sua aparencia ousada de artista sofisticada e blase ou se por seu intelecto povoado de milhares de elementos que, vez por outra, devem lhe confundir e querer que ela os deixem sair um pouco, porque a intromissao e muita em seu imaginario...



A estudante que fez apenas um Vestibular, passando direto para a Universidade Federal de Minas Gerais, engatou uma primeira e quis conhecer tudo, trabalhou com muitas coisas ate entender, ou ja entendendo, teimosa que deve ser, que aquela nao seria a sua praia. Mas era necessario conhecer mais ate para saber o que nao queria...




Dinah emociona pela sutileza, pelo que nao e dito, pelo bau de formas e cores que dao a mao ao seu talento, imagino um risco facil. A estampa acima trata-se de um papel de parede. Quando 'descobri' que ela tambem fazia isto, fiquei imaginando onde ele poderia enriquecer minha casa, com tanto bom gosto, sem brigar com mais nada. Inclusive dela...

Quando conheci a papelaria de Dinah  e a identidade visual que ela cria, fiquei muito impressionada pela pluralidade de tendencias e o resultado sempre limpo, curto, na medida do que cada marca realmente precisa. Acima tambem temos dois exemplos desse olhar enxuto. O que mais poderia falar, e tao bem de Ronaldo Fraga?

Vale dar uma olhada em sua pagina no Facebook para ver como seu estilo nao e imposto as marcas e sim, encontra-se com cada uma. Detalhe: todos sao lindos, plasticamente irretocaveis.





Os quadros acima, da colecao Kindness, Gentileza, sao de uma delicadeza que pensei tratarem-se de papelaria...

Ela tambem ousa na decoracao, abusada que e. E claro, acerta. As almofadas abaixo, da mesma colecao, podem ser vistas em seu Estudio Verleun, assim como toda a sua producao.








Dai ela passeia por luminarias bordadas e a louca, que pra mim, sao seu forte. Vivi uma experiencia muito interessante neste particular. Vendo coisas na Internet para uma loja que me contratou para isso, achei, ha cerca de um ano e meio, a louca mais "revolucionaria" que ja havia encontrado. Pernas femininas de botas pretas, poemas, o bege queimado, fiquei muitissimo impressionada. Guardei o link, mas como os computadores pregam pecas constantemente, perdi. Hoje sou a feliz proprietaria do conjunto, que parece que tinha de ser meu... De extremo bom gosto, misturando todos esses elemnetos e cores, e um tom de sofisticacao, simples que e, numa mesa bem posta para agradar e desfrutar com amigos queridos boas horas de conversa com uma das coisas de que mais gosto: cafe.

Ela conta que investiu pesado em software e hardware, que lhe deram suporte para concretizar o que ia no espirito e os deuses da informatica mais uma vez disseram amem.













Quem nao quer tomar cafe com seu amor, pernas dobradas no sofa, segurando esse belo par de canecas?







Enfim, essa e Dinah Verleun, que nao conheco pessoalmente, nao sei o que passa por sua cabeca, mas que atraves de sua arte me fez pensar tudo isto. Cumpriu o papel a que se propos; emocionar pela arte e fazer com que alguem, tao distante dela, geografica e pessoalmente, de formacao diferente, ficasse tao mobilizada pelo que deve sentir ao produzir pecas tao revolucionarias, cheias de personalidade, que entram na vida da gente nao so para enfeitar, mas para deixar feliz quem abre um armario e pega uma xicara linda, acender a luz e ver a luminaria cuidadosamente bordada, escrever uma carta num papel especial, com a cara de quem o encomendou. Esses "pequenos" prazeres, que de pequenos nao tem tanto assim, so poderiam vir de uma alma diferente, como e a  de todos que seguem o caminho da arte.

Escolhi esta foto para terminar o blog, porque deve ser assim que eles se sentem ao final... Em paz por terem trazido coisas tao lindas e impensaveis as nossas vidas e ai poderem descansar um pouquinho ate recomecar tudo de novo...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario