segunda-feira, 22 de julho de 2013

Lobo, não... Leoa !!

   
Descanso


    A artista plástica Georgia Lobo precisava voar. Nao sabia como. Desde cedo, com educação ríspida, aulas de piano clássico com objetivo de seguir carreira, traçada pela família, Georgia era muito maior do que aquele universo cartesiano. Sentia-se presa, sabia que tinha algo para desenvolver, mas o que? Precisava voar, era um pássaro engaiolado, sabia que tinha algo maior dentro de si.

     Até a juventude este sentimento permeou a história de Georgia, que foi estudar Desenho Industrial na PUC, mas com o intuito de fazer concurso público. Até o momento em que não aguentou mais, como qualquer artista de verdade e resolveu mudar o rumo das coisas e partir, sair da gaiola pra ver o que vinha pra ela, ou o que tinha pra dar.

     Foi quando metaforicamente começou a voar pela Varig... Em dez anos de empresa, ela sabia que aquele ainda não era o seu lugar e teve tempo para ir alinhavando exatamente o que queria. Fez todo o planejamento estratégico de seu restaurante natural, que começou pequeno com apenas 28 metros quadrados. Quis enfeitá-lo, começou a pintar os azulejos, uma vez que dominava a técnica na porcelana. Ela acredita que a construção do ambiente, ajudou-a a construir algo dentro dela também. A partir daí, passou a interessar-se mais por decoração, buscando harmonizar o ambiente, tornando-o esteticamente agradável. A arte começou a se fazer presente em sua vida. Não parou nos azulejos, partiu para a louça, montou o cardápio... Tempos depois, com a ampliação do restaurante, tudo isto também ficou maior, e ao procurar um quadro para enfeitá-lo, resolveu pintar um ! Todos os que lhe agradavam eram muito caros. Primeiro pensou no Parque Lage, mas como parece que tudo tem tempo e lugar certos, viu ali um anúncio da professora de pintura a óleo Suzanna Schlemm. Guardou. Pouco tempo depois, passeando em Búzios, passou em frente à galeria de Suzanna e a viu lá dentro !!

    Aquele encontro mudou tudo. Passou a frequentar o ateliê de Suzanna e por três anos se encontrou com as artes plásticas. Com a mudança da professora para São Paulo, passou a pintar sozinha em casa. Programou-se para pintar um quadro por semana e sempre mostrava à Suzanna, por e-mail. Até o dia em que errou, e ao invés de mandar inbox pelo Facebook, mandou para o mural da Mestra. Foi um sucesso !! Passou a postar e o óbvio aconteceu: alguém se interessou e quis comprar. Foi um atrás do outro e aí já não era só a alma de Georgia que voava, mas também sua produção...


Manhã de Domingo


    A rotina de pintar um quadro por semana persiste desde agosto de 2011, seriamente apoiada pela professora que não se cansa de dizer que o resultado vem sempre com 90% de transpiração e 10% de talento. Os quadros voam e a vontade persiste, fazendo, repetindo, refazendo, montando, até achar o tom ideal, o desejado. A atividade é solitária, mas o resultado vem com festa no Facebook. É uma alegria ver um novo quadro da guerreira Georgia, capaz de mexer nos pincéis achando lindos tons de laranja, como em Manhã de Domingo, ou nos mil e um de cinza, como em Manhã Cinza. É impossível ver um de seus quadros sem sentir nada. é uma delícia sentir a emoção, e principalmente o momento que o personagem está vivendo, seja enroscando-se numa cama, espremendo uma laranja para fazer um suco, olhando por uma janela ou passando esmalte.

    Georgia é uma pintora de momentos. Momentos lindos, do cotidiano, que emocionam assim que vemos aquelas pinceladas fortes, que não nos deixam passar os olhos desapercebidamente.


Despertar
                   
Janela




     Agora anda muito feliz por ter ficado com o segundo lugar de um prêmio muito importante, que além do reconhecimento de seu talento, rendeu-lhe também uma quantia em dinheiro. Ela gosta de dizer que o encontro na Rua das Pedras mudou sua vida. A dela e a de todos que podem hoje, parar e deliciar-se com tão bela obra.



    Para ver melhor suas obras é só visitar seu restaurante natural, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Eles estão ali em exposição permanente. Mas só até alguém chegar e se emocionar antes de você...



Natureza Morta

Esmalte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario